h1

Procurando emprego em mídias sociais

23/01/2010

É incrível como as mídias sociais estão servindo como um novo e mais eficiente canal de comunicação. As notícias chegam rapidamente nos sites de relacionamento do que nos portais de internet. Como boa parte dos leitores deste blog estão prestando trainee e procurando emprego em geral, resolví passar algumas dicas.

ORKUT:

O bom e velho orkut todo mundo conhece. Várias empresas têm comunidade lá, mas é muito difícil algo aparecer das mesmas. Já a comunidade trainee brasil do Orkut é bastante “movimentada”. Lá aparecem processos seletivos mais rapidamente que em portais de notícia tradicionais, mas não se engane: lá também aparecem empresas de recrutamento, e parte da sua avaliação num processo seletivo será o seu comportamento na comunidade.

LINKED IN:

É uma rede de perfis profissionais de pessoas é como se fosse um orkut profissional. Muitas empresas pelo mundo fazem recrutamento via LinkedIn. Além de colocar você em contato com seus colegas e os colegas de trabalho desses seus colegas. Há comunidades de recrutamento. As mais ativas são internacionais, infelizmente. Recomendo uma só com empresas de recrutamento e headhunters: Recruitment Network. Lí textos interessantíssimos dos blogs desses caras e entrei em contato com um. Muita gente entra para anunciar uma vaga ou está procurando emprego na área X. Aqui os posts têm que ser mais sérios que o Orkut e em inglês.

Importante: Adicione apenas pessoas com quem você já trabalhou, mesmo que seja trabalho de faculdade, pois ela pode te pedir uma recomendação e aí vale tanto quanto uma indicação, ou seja, você é parcialmente responsável pelas atitudes daquela pessoa.

Há redes concorrentes: Plaxo, Indica, Eacademy e Monster.

TWITTER

Os perfis de empresas de seleção: @ciadetalentos, @grupofoco, e @vagas sempre enviam notícias com as vagas de recrutamento, como programas de estágio, trainee e etc, vagas isoladas só indo no site delas, o que, diga-se de passagem, faz você gastar muito tempo. Uma empresa genial chamada Tweet My Job começou a twittar vagas de empregos um por um. Eles parecem ter um acordo com a Matriz de empresas multinacionais para publicar um anúncio no site deles, assim eles twittam os links para os anúncios. Para mandar o currículo eu não sei, talvez você deva pagar alguma coisa, no link eles explicam. Você escolhe um canal para a região onde você quer trabalhar, tem para o mundo inteiro. O inconveniente é que eles twittam uns 20 de uma vez, mas cheguei a encontrar vagas que não estavam nos jornais e portais típicos de anúncio como UOL e Catho. É só seguir: @tmj_bra_jobs

Também importante: Não precisa seguir quem você não tem tempo ou interesse de ler… Não é como Orkut.

OLD FASHION: E-MAILS

O Renato Ricci e o Max Gehringer falaram na CBN para o ingressante no mercado de trabalho mandar seu currículo para o maior número de pessoas conhecidas: amigos, parentes, amigos dos seus pais, amigos dos seus parentes, professores (ele têm bastante contato com empresa) e ex-colegas de empresa. Eu ainda não mandei pra todo mundo porque realmente estou deixando para o último caso (quando a bolsa ou o mestrado acabar, o que vier primeiro), e não incomodá-los tanto. Aliás, é muito interessante ouvir essas entrevistas pela internet. Eles têm arquivo.

BLOGS

Quem leu o anúncio da Johnson e Johnson este ano de 2009 viu que eles querem conhecer a marca que o candidato deixa no mundo. Hoje vivemos num big brother. A qualquer momento o Google mostra o que você disse, quando e onde. Assim, eu acho melhor ter um espaço e mostrar eu mesma quem sou que ficar à mercê do que a pessoa interpreta de uma busca com o seu nome. Pode formar um quadro melhor e mais fiel da pessoa.

BANCOS DE CURRÍCULO:

Catho e Manager são bastante conhecidos, porém pagos. Há mais alternativas baratas: UOL (9,90) ou gratuitas: Monster, Nube, Curriculum.com.br, CIEE, entre outros. É só por no google. O Vagas é um dos mais utilizados para processo seletivo de trainee. Não se esqueça de visitar

ALERTA DO GOOGLE

Você pode criar um alerta no google com as palavras chaves da sua área, da localidade onde você quer trabalhar e receber tudo no seu email na freqüência que você desejar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: